Alencar Arquitetura

uma grande quadra com escalonamento para parkour Vértice

O objetivo de qualquer projeto é de se atentar ao máximo possível do que podemos controlar e intervir.

Quanto mais holístico for nossa possibilidade de trabalho, mais controle e impacto teremos para os resultados das nossas decisões.

 Quando fomos procurados para este projeto, nos foi apresentado duas quadras com quatro terrenos cada, todos de esquina. Ao tentar organizar espacialmente e morfologicamente as edificações, percebemos que perderíamos significada qualidade devido aos códigos de obras e do programa de necessidades – o que acontece normalmente em qualquer lugar do país - por isso, nós propusemos uma ideia ambiciosa: juntar os quatro terrenos e construir apenas um prédio, um grande prédio.

O resultado na verdade é a junção de oito terrenos, pois as duas quadras são edificadas como uma só. Um ponto de referência para um território até então nunca tocado.

O projeto larga com duas torres em cada extremidade da quadra, afastando o máximo possível as torres e constituindo o alinhamento da malha urbana. 

Após isso, as duas torres são alongadas por uma cascata de terraços, oferecendo espaços privativos a ensolarados para os moradores, além de novas possibilidades de encontro e interação com a cidade e os moradores deste edifício simbólico.

As vagas de estacionamento ocupam o miolo da “quadra”, e toda a borda são apartamentos e salas empresariais, como uma adaptação brasileira de uma tipologia Escandinávia. Acima deste grande miolo de estacionamento está uma praça para os moradores, coberta por vegetação e espaços de convivência. 

Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies de acordo com nossa Política de Privacidade